sábado, 7 de julho de 2007

A boa parte

Sábado passado, tivemos mais uma Noite da Pizza, pra arrecadar uma graninha pra Noite Jovem. Como sempre, deu um certo trabalho, mas nada demais. Fiquei matutando como, às vezes, corremos sérios riscos de cair num ativismo religioso. Queremos fazer grandes coisas pelo Reino, por Jesus e acabamos nos esquecendo de deixar que Ele faça Sua grande obra em nós, o que é muito mais importante.

Lembrei imediatamente do texto de Lucas 10: 38 a 42, aquele famoso, de Marta e Maria. Enquanto a Marta corria desatinada pela casa (afinal, haviam várias bocas para serem alimentadas), Maria sentou-se calmamente aos pés de Jesus e escutou. Em sua indignação, Marta tentou incitar Jesus contra o comportamento de sua irmã, mas Ele responde: "Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada."

Ao buscar a opinião de Jesus, Marta, de certa forma, queria que Ele comprovasse que ela é que estava certa, que quem muito faz, muito será abençoado. Ainda hoje tentamos conquistar o amor de Deus com nossas obras, com nosso esforço. Achamos que podemos ser mais amados por isso. Mas não é isso que a Bíblia fala. Não foi isso que Lutero redescobriu. A salvação e o amor de Deus não são proporcionais à nossas obras (ainda bem!). Nada além do sacrifício de Jesus nos tornará merecedores do amor do Pai.

Nós podemos, sim, trabalhar e servir por causa desse amor, que nos foi dado primeiro. E deveríamos fazê-lo mais. A seara é muito grande. Muito há por fazer. Pode-se começar assando pizza. Comprando pizza, brigadeiro...

Que Deus nos dê o discernimento de saber qual a hora de ouvir e qual a hora de servir. E, mais ainda, como conciliar as duas coisas...

Fabi

Nenhum comentário: